international articles
by country / language
  australia
  canada
  danmark
  deutschland
  españa
  france
  greece
  italia
  日本語
  mexico
  nederland
  norge
  português
  scotland
  sverige
  u.k.
  u.s.a.

artigos portuguêses —

Americana faz sucesso cantando Bossa Nova
Angela Schreiber, Comunidade News
12/25/2007

"A Bossa Nova, um dos gêneros musicais brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, ganha mais vida na voz da cantora californiana Gretchen Parlato. Cantando em inglês e em português, ela pode ser facilmente confundida com qualquer grande cantora brasiliera do gênero. Gretchen já cantou com Gal Costa e Ivan Lins, durante uma celebração ao inesquecível Maestro Tom Jobim, no Hollywood Bowl."

>> leia artigo


Gretchen Parlato reinterpreta a bossa nova no Festival da Villette
Reportagem publicada por Leticia Constant em 05/09/2007
Sep 5, 2007

"Até dia 9 de setembro, Paris recebe os grandes nomes do jazz no Festival da Villette, entre eles Wayne Shorter que, por sua vez, trouxe uma convidada muito especial, a californiana Gretchen Parlato. Revelação musical nos Estados Unidos, Gretchen acaba de lançar um CD para o qual selecionou quatro faixas brasileiras. Ela é Carioca, Flor-de-Lis são duas delas. Voz suave, fraseado inconfundível, Gretchen cresceu numa família musical e estudou música no Instituto Thelonious Monk, da Universidade da Califórnia do Sul. Ali, ela recebeu o primeiro prêmio no concurso de vocalistas de jazz.

Como jazz e bossa nova são músicas irmãs, o compositor e arranjador brasileiro Oscar Castro Neves a incluiu em vários shows em Los Angeles. Uma outra companheira de palco foi Gal Costa. Esses contatos artísticos, somados às influências de Stan Getz desde a adolescência, resultaram numa grande afinidade com a sonoridade brasileira.

Gretchen, tida como representante da escola minimalista, diz, nesta entrevista exclusiva à Rádio França Internacional, que “gosta da beleza da simplicidade”. Demonstração aqui mesmo, no estúdio da RFI."

(Reportagem realizada por Leticia Constant)

>> leia artigo
>> escute entrevista (inglês/português)